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  Seleção 2013 para o MAV - Mestrado em Artes Visuais
 


AS OPÇÕES DO CURSO
Os projetos apresentados ao Mestrado em Artes Visuais do Programa de Pós–Graduação em Artes Visuais deverão se enquadrar em uma das três linhas de pesquisa a seguir:
I – História e Teoria da Arte
II – Processos de Criação Artística
III – Arte e Design: processos, teoria e história

Os projetos estranhos a estas linhas não serão considerados.


O NÚMERO DE VAGAS
São oferecidas 28 (vinte e oito) vagas anuais, sendo: 8 vagas para história da arte brasileira, 8 vagas para processos criativos nas artes visuais e 6 vagas para concepção, produção, teoria e crítica do design .
O PPGAV não fica obrigado a preencher todas as vagas, somente o fazendo se o desempenho dos candidatos na seleção estiver na média ou acima dela.


OFERTA DE VAGAS POR PROFESSORES ORIENTADORES

História e Teoria da Arte
Elyane Lins Corrêa - 02 vagas
Eugênio de Ávila Lins - 02 vagas
Luiz Alberto Ribeiro Freire - 02 vagas
Rosa Gabriella de Castro Gonçalves - 02 vagas

Processos de Criação Artística
Eriel de Araújo Santos - 02 vagas
Maria Celeste de Almeida Wanner - 02 vagas
Maria das Graças Moreira Ramos - 02 vagas
Maria Virginia Gordilho Martins - 02 vagas
Ricardo Barreto Biriba - 02 vagas
Roaleno Ribeiro Amâncio Costa - 01 vaga
Sonia Lucia Rangel - 01 vaga

Arte e Design: processos, teoria e história
Ana Beatriz Simon Factum - 02 vagas
Maria Herminia Olivera Hernández - 02 vagas
Paulo Fernando de  Almeida Souza - 02 vagas
Suzi Maria Mariño – 02 vagas

Inscrições:


Período de inscrição:
08 a 30/10/2012

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, por procuração ou pelo correio.

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:
Universidade Federal da Bahia
Escola de Belas Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Av. Araújo Pinho, 212 – Canela
CEP: 40110-150 – Salvador – Bahia – Brasil


Documentação necessária:
a) Preenchimento da ficha de inscrição (clique AQUI para obter a ficha de inscrição);
b) 1 (uma) foto 3x4;
c) Cópia autenticada do Diploma de curso de graduação na área de ARTES (os candidatos diplomados em outras áreas de conhecimento terão sua inscrição julgada pela Comissão de Seleção com base no currículo apresentado);
d) Cópia autenticada do Histórico Escolar oficial da Graduação;
e) Cópia autenticada de: documento de identificação (RG, CNH etc.), CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista;
f) Projeto de Pesquisa de acordo com o modelo abaixo;
g) Curriculum Lattes impresso e comprovado com cópias dos documentos (para preencher este curriculum acessar o endereço http://lattes.cnpq.br);
h) Cópia dos textos publicados em periódicos, livros etc. apontados no curriculum;
i) Portfolio para os candidatos da linha de pesquisa Processos Criativos nas Artes Visuais, identificando o ano da produção dos trabalhos (evitar portfolios com formato muito grande e com materiais pesados e de difícil manuseio);
j) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Para obter a guia de pagamento, acessar o endereço http://www.gru.ufba.br/gru/imprgru.dll/menu, selecionar a opção IMPRESSÃO DA GUIA PARA SERVIÇOS UFBA, selecionar, no campo DESCRIÇÃO DO RECOLHIMENTO, a opção "SGC- INSCRIÇÃO P/SELEÇÃO CURSO PÓS (MESTRADO)", preencher, com suas informações pessoais, os campos CNPJ OU CPF e NOME DO CONTRIBUINTE, após o preenchimento clicar na opção GERAR GUIA, quando a guia aparecer no monitor, fazer a impressão através do menu do navegador (browser) clicando na opção Arquivo | Imprimir... (Ctrl+P) e efetuar o pagamento em qualquer agência, caixa eletrônico etc. do Banco do Brasil.

Obs: O Projeto de Pesquisa, o Curriculum Lattes e o Portfolio, se encadernados, devem ter encadernações distintas. A ficha de inscrição, os documentos de identificação, histórico e diploma não devem ser encadernados.

O PPGAV-EBA-UFBA não aceita complementação de documentos fora do prazo de inscrição.

Qualquer irregularidade na documentação apresentada impedirá a inscrição do candidato.

 

Seleção:


Período de seleção:
O processo de seleção será efetuado por uma Comissão de Seleção para cada linha de pesquisa, instituída pelo Colegiado do Programa e presidida pelo Coordenador do Programa ou por seu representante.

Seleção:
01/11/2012 a 06/12/2012

Cronograma da Seleção:

(3 ETAPAS ELIMINATÓRIAS + 1 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NÃO ELIMINATÓRIO)


  • 1ª ETAPA: Análise da Documentação Apresentada e do Projeto de Pesquisa e Portfolio:

  • 01/11/2012 a 08/11/2012

    Divulgação do resultado da 1ª etapa:
    09/11/2012

  • 2ª ETAPA: Prova Escrita:
  • 13/11/2012 às 14 horas

    Divulgação do resultado da 2ª etapa:
    30/11/2012

  • 3ª ETAPA: Prova Oral e Avaliação do Projeto de Pesquisa*:
  • 03, 04 e 05/12/2012

    Divulgação  do resultado final:
    07/12/2012


    *A avaliação do projeto de pesquisa e prova oral será realizada conjuntamente pela Comissão da linha de pesquisa mais o orientador sugerido pelo candidato na primeira e segunda opção.

  • EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:

  • Período a ser informado


    **Em breve maiores informações acerca da Data do Exame de Proficiência.

     

    Metodologia:



    Na 1ª etapa de seleção, a comissão analisará os currículos, projetos e portfolios sem a presença dos candidatos.

    Na avaliação dos projetos de pesquisas é considerado a relevância e originalidade do tema; adequação às linhas de pesquisa do PPGAV e à possibilidade de orientação pelos doutores credenciados; clareza e objetividade da proposta; delimitação temática; embasamento teórico presente na Revisão Bibliográfica Comentada; exeqüibilidade da pesquisa; definição de uma poética visual a ser explorada.

    Nos currículos e nos portfolios é valorizada a experiência acadêmica na graduação, sobretudo na pesquisa e produção de textos; a coerência nos estudos e atividades realizadas; a qualidade da produção artística; a participação em exposições; a experiência na pesquisa artística e o delineamento da poética visual no percurso artístico.

    Na 2ª etapa, os candidatos serão submetidos a prova escrita que consiste numa redação reflexiva sobre um ou mais temas abrangentes da História da Arte Ocidental e Brasileira, temas que são sorteados no início da prova e sobre o projeto de pesquisa de cada candidato. Tem duração de quatro horas e é, como as demais etapas, eliminatória, ou seja, o candidato somente participará da etapa seguinte se aprovado na Prova Escrita com média igual ou superior a sete.

    A avaliação desta prova considera: o uso da norma culta da língua portuguesa e a estrutura da redação; a objetividade no trato do tema; adequação ao tema proposto; criatividade e dialética da abordagem; coerência nas exemplificações; uso de bibliografia pertinente; discussão das teorias; citações apropriadas e uso das normas textuais acadêmicas.

    A prova escrita é corrigida sem que a Comissão Avaliadora identifique os candidatos.

    Na 3ª etapa, a da prova oral e avaliação do projeto de pesquisa, a Comissão em conjunto com as duas primeiras indicações de orientação sugeridas pelo candidato, dialogará com cada candidato em particular procurando avaliar a consistência do discurso em torno das suas pretensões científicas e artísticas, da fundamentação teórico-metodológica do projeto de pesquisa e das poéticas visuais propostas e outros aspectos relevantes. A prova oral consiste na realização, pela Comissão e pelas duas primeiras indicações sugeridas pelo candidato, de perguntas em número e conteúdo igual para todos os candidatos, relativas ao projeto de pesquisa apresentado.


    EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:
    · Após a matrícula, os mestrandos recém ingressos serão submetidos ao Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, opções: Inglês, Espanhol e Francês, em data definida e divulgada pelo Programa.

    · Aquele aluno que não obtiver média para a aprovação no referido exame poderá refazê-lo na próxima oportunidade.

    · O PPGAV aceita atestado de proficiência de cursos de línguas estrangeiras oficiais e conceituados, desde que tenham sido conferidos há no máximo um ano antes da seleção.


    MATRÍCULA
    :
    A matrícula dos candidatos selecionados ocorrerá no ano que se segue ao ano da seleção e a contagem do prazo de dois anos para a realização do curso, incluindo a defesa pública da dissertação, começa a partir de janeiro do ano da matrícula.

     

    Admissão de estudantes estrangeiros:


    Requisitos obrigatórios para a inscrição de estudantes estrangeiros:
    a) Ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica;
    b) Não possuir visto permanente no Brasil;
    c) Enviar documentação pelo correio para inscrição no prazo determinado.

    OBS: O ingresso de estudantes provenientes de países que não possuam acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica com o Brasil será objeto de análise especial pela UFBA, após consulta ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.


    PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS ESTRANGEIROS:
    A inscrição de estudantes estrangeiros far-se-á de janeiro a julho de cada ano.

    Documentação para a inscrição de estudantes estrangeiros:

    a) Cópia autenticada do Diploma de curso de graduação na área de ARTES (os candidatos diplomados em outras áreas de conhecimento terão sua inscrição julgada pela Comissão de Seleção com base no currículo apresentado);
    b) Cópia autenticada do Histórico Escolar oficial da Graduação;
    c) Cópia autenticada do Documento de Identidade;
    d) Documento oficial onde conste o nome completo dos pais;
    e) Apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa (CELPE-Bras);
    f) Curriculum Vitae detalhado e comprovado documentalmente;
    g) 2 (duas) fotos 3x4;
    h) Cópia dos textos publicados em periódicos, livros etc. apontados no curriculum;
    i) Portfolio para os candidatos da linha de pesquisa Processos Criativos nas Artes Visuais, identificando o ano da produção dos trabalhos (evitar portfolios com formato muito grande e com materiais pesados e de difícil manuseio);
    j) Projeto de Pesquisa de acordo com o modelo abaixo;
    k) Preenchimento da ficha de inscrição (clique AQUI para obter a ficha de inscrição);
    l) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Para obter a guia de pagamento, acessar o endereço http://www.gru.ufba.br/gru/imprgru.dll/menu, selecionar a opção IMPRESSÃO DA GUIA PARA SERVIÇOS UFBA, selecionar, no campo DESCRIÇÃO DO RECOLHIMENTO, a opção "SGC- INSCRIÇÃO P/SELEÇÃO CURSO PÓS (MESTRADO)", preencher, com suas informações pessoais, os campos CNPJ OU CPF e NOME DO CONTRIBUINTE, após o preenchimento clicar na opção GERAR GUIA, quando a guia aparecer no monitor, fazer a impressão através do menu do navegador (browser) clicando na opção Arquivo | Imprimir... (Ctrl+P) e efetuar o pagamento em qualquer agência, caixa eletrônico etc. do Banco do Brasil;
    m) Duas cartas de recomendação de professores ou pesquisadores da área de artes visuais do país de origem.

    Obs: TODA A DOCUMENTAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA DEVE SER ENVIADA ACOMPANHADA DE TRADUÇÃO OFICIAL. Qualquer irregularidade na documentação apresentada impedirá a inscrição do candidato. Uma vez o candidato aprovado deverá apresentar documentação traduzida por um tradutor juramentado no Brasil (prazo: 1º semestre do curso)


    METODOLOGIA DA SELEÇÃO PARA ESTUDANTES ESTRANGEIROS:
    O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA-UFBA designará uma comissão composta de 3 (três) professores doutores para a seleção, assim que a documentação seja recebida e conferida.


    RESULTADO DA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS:
    Imediatamente após a homologação do parecer da Comissão pelo Colegiado do PPGAV.

     

    Bibliografia para a prova escrita:



    HISTÓRIA DA ARTE

    BAZIN, Germain. Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1956. 2 v. il.

    BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Antropos, 1991.

    DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

    MARAVAL, José Antonio. A cultura do Barroco; análise de uma estrutura histórica.Trad. Silvana Garcia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

    ZANINI, Walter (org.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Sales. 1983. 2v. il.


    PROCESSOS CRIATIVOS NAS ARTES VISUAIS

    ARCHER, Michael. Arte contemporânea.São Paulo: Martins Fontes, 2001.

    CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

    CAUQUELIN, Anne. Arte conteporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

    FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

    SALLES, Cecília de Almeida. Redes de criação-construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.

    SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.


    CONCEPÇÃO, PRODUÇÃO, TEORIA E CRÍTICA DO DESIGN

    CARDOSO, Rafael.Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

    FLUSSER, Vilém.O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify,2007.

    MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. Desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2002.

    MORAES, Dijon de.Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

    SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos.Móvel Moderno no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: EDUSP, 1995.

    SCHNEIDER, Beat. . Design – uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Blucher, 2009.


    Obs: A prova escrita será elaborada com base nas idéias contidas na bibliografia indicada devendo o candidato trabalhar com os conceitos apresentados por alguns dos autores.

     

    Informações adicionais:


    1. Roteiro do Projeto de Pesquisa:
    Para que a pesquisa se desenvolva no prazo previsto (2 anos) é preciso que o candidato já ingresse no Mestrado com o projeto de pesquisa concluído e se possível com a pesquisa já iniciada, deste modo passaremos a solicitar um projeto de pesquisa com no máximo 15 páginas.

    1 - TÍTULO
    O título deverá enunciar com síntese, precisão e clareza o tema do projeto;

    2 - JUSTIFICATIVA
    A Justificativa consiste em expor de forma sumária a argumentação, com razões válidas, do projeto. Explicar o fenômeno artístico que deseja estudar, ou a poética visual que pretende desenvolver e as razões da escolha; a relevância da pesquisa para a arte e para a ciência; os aspectos diferenciais da abordagem.

    3 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COMENTADA
    Comentário do estado atual do conhecimento do tema que pretende estudar, explicando as teorias existentes, relacionando-as a seus autores e analisando-as criticamente.

    Os Projetos da Linha de Processos Criativos nas Artes Visuais deverão estabelecer aproximações e paralelos com a obra de outros artistas, criando uma fundamentação teórica e diferencial da poética que desenvolve, relacionando-as com as experiências artísticas da temática proposta.

    4 - OBJETIVOS
    (Geral) - Deverá sintetizar o objetivo principal e final do seu estudo construindo o objeto de pesquisa, definindo o recorte temático, delimitando-o no tempo e no espaço.
    (Específicos) – Consistem no conjunto de objetivos parciais que conduzirão ao objetivo geral.

    5 - METODOLOGIA
    Deve ser apresentado o referencial teórico-crítico da pesquisa, explicitando-se a(s) linha(s) teórica(s) de abordagem do objeto de estudo; as etapas metodológicas, discriminando-se as técnicas e procedimentos que deverão ser adotados no tratamento do assunto, em cada etapa de trabalho.

    6 - PLANO DE DISSERTAÇÃO
    Consiste na enumeração, na ordem provável, dos tópicos em que o tema da dissertação poderá desdobrar-se. Trata-se de um esboço do sumário.

    7 - BIBLIOGRAFIA
    Listar em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT a bibliografia básica relativa ao tema da pesquisa ou assuntos correlatos.

    8 - CRONOGRAMA
    Lista das etapas da pesquisa e a duração, em semanas e meses, de cada uma delas, inclusive a defesa, considerando o tempo de realização do Mestrado – 2 anos (dois anos), a contar do ano de ingresso, o ano que se segue ao da seleção, contando-se de janeiro à dezembro.

    9 - DATA E ASSINATURA


    SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA A MONTAGEM DO PROJETO:
    ARGAN
    , Giulio Carlo. Guia de História da Arte. Trad. M. F. Gonçalves de Azevedo. 2 ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1992. 158 p.

    BARROS, Aidil de Jesus Paes de e Lehfeld, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. 1990.

    CANCLINI, Nestor Garcia. A produção simbólica. Teoria em sociologia da arte. Trad. Gloria Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. 118 p.

    ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. 170 p.

    FABRIS, Annateresa. Pesquisa em artes visuais. In Porto Arte. Porto Alegre, v.2, n. 4, p. 12-19, nov. 1991.

    LUBISCO, Nídia Maria Lienert. Manual do estilo acadêmico: monografias, dissertações e teses. 2 ed. rev. e ampl. Salvador: EDUFBA, 2003. 145p. il.

    MARTINS, Jorge dos Santos. Guia para elaboração de projetos de pesquisa. Salvador: UNEB, 1998. 68 p.

    PILLAR, Analice Dutra et al. Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidades UFRGS, ANPAP, 1993. 118 p.

    RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 1990. 120 p.

    ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte. Um paralelo entre ciência e arte. Polêmicas do nosso tempo. Campinas. SP: Autores Associados, 1998. 107 p.

     

    Ficha de inscrição:



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    UFBA
    MAV - Mestrado em Artes Visuais